24 de set. de 2010

Bom Dia aos cinco Ministros do Supremo Tribunal Federal que votaram contra a aplicação imediata da Lei da ficha limpa. Venho por meio deste, muito respeitosamente, como uma cidadã brasileira, de maior, casada, eleitora e moradora da cidade de Sumaré no estado de São Paulo, suplicar-lhes, implorar-lhes, mendigar-lhes a revisão dos votos dos Senhores. Acompanhei cada voto, ouvi suas justificativas e, humildemente atrevo-me pedir que leiam minhas explanações que embasam meu pedido para mudança dos votos dos Senhores.

Não reparem meu linguajar simplório, sem termos jurídicos, mas farei um esforço para que a explanação esteja altura de Vossas Excelências, então vejamos:

Excelências, o Artigo 16, da Constituição Federal, especificamente a ultima parte, que diz que: “não aplicando à eleição que ocorra até um ano da data de sua vigência”, é pequena de mais, simples de mais, rasa de mais para derrubar um sonho de grande parte de uma nação. Excelências, eles são bandidos, nos roubaram, traficaram, assassinaram, praticaram corrupção, muitos abandonaram seus cargos para fugir da cassação, sem falar outros crimes que se for escrever, irão ofender suas vistas e mentes evoluídas. Tenho certeza que nós brasileiros não vamos jamais pensar que os senhores agrediram ou violaram nossa Constituição. Se este é o medo de Vossas Excelências, eu os tranqüilizo, pelo contrário, os senhores nos livrarão de vermos no poder. Nós não sabemos votar Excelências, pelo menos uma grande parte de nós não sabe votar. Se permitirem que os ladrões sigam em frente, eles serão eleitos, podem ter certeza que sim.
Diferentemente do que Ilustríssimo Ministro Sr. Gilmar Medes afirmou, nós brasileiros jamais pretendemos tomar os lugares dos senhores, ou fechar este Egrégio Tribunal. Nossa aclamação popular é apenas um termômetro, uma dica para que os senhores, guardiões da Constituição Federal, possam saber quais são nossos anseios. Aclamação popular é algo justo, correto, uma arma que um povo possui, e o passado de muitas nações, incluindo o de nossa amada pátria varonil, mostra que aclamação popular possui papel importante para o destino de um país. Não nos condenem por gritar por socorro, por colher milhões de assinatura em todo o país, e empurrar garganta abaixo do Congresso, votações de Leis que vão nos ajudar progredir. Queremos o início da vigência da Lei já, agora, não desejamos esperar por outra eleição. Ajude-nos agora nos livrar de vermes que galhardamente nos roubam, colocam em suas meias e cuecas nosso suado dinheiro. Não temos poder que não seja nossa aclamação popular, ouçam nosso grito, nos atenda Ministros.
Tenho certeza que nossos antepassados ilustres, que ajudaram na criação da Constituição, Ulisses Guimarães, Tancredo Neves, etc... não ficarão se revirando no túmulo por ter tido um único Artigo ignorado, ou melhor, a metade de um Artigo, pois nas atuais circunstâncias da roubalheira, da imoralidade no mundo político, podem ter certeza que eles aprovariam, o momento urge, é totalmente compreensível ignorar a ultima parte do Artigo 16 da nossa Constituição Federal.
Alguns dos Senhores alegaram termos do tipo, “ferir o Artigo 16,” “entrar em conflito com o Artigo 16”. Ora !! Ferir, nós é que temos nossas almas feridas Excelências, nos fere as entranhas vermos nosso dinheiro sendo usado para financiar campanhas, comprar jatinhos, pagar comissões a lobistas etc.. Ora!! Conflito, conflito é o que sentimos quando vemos na imprensa denúncias graves, e estas sendo tratadas apenas como mazelas de comadres. O que pensar do sentimento de impunidade que vem se alastrando? E a justificativa de que o processo eleitoral em vigor sofrerá um baque, um abalo, caso seja aplicada agora a Lei. Perdoe-me Excelências, mas esta não colou, foi mal, uma boa parte de nós, pode não saber votar, sermos iludidos, vendermos nossos votos por sacos de cimentos ou dentaduras mas, outra boa parte de eleitores possui um pouco de bom senso em saber que não existirá abalo algum nas eleições, caso estes vermes sejam banidos de uma única vez, agora em 2010. Sejam corajosos Excelências, nos ajudem, não deixem para nós, através das urnas o expurgo dos vermes. Uma boa parte dos brasileiros não está prepara para tal.
Contamos com os senhores, ou pelo menos, mais um ou dois, o placar de 5 a 5 “feriu” nossas esperanças, as minhas principalmente, pois apostei minhas fichas que os senhores seriam os guardiões que não deixariam passar os vermes fichas sujas neste processo eleitoral de 2010.

Obrigada pela atenção e mais uma vez afirmo meu respeito por este Supremo Tribunal.

Helba Otoni

Nenhum comentário: